Empreender nada mais é que a arte de realizar e de fazer bem feito, transformando ideias inovadoras numa realidade que melhore a vida de milhões ou até mesmo bilhões de pessoas. Duvida? Pergunte ao criador do Google, Facebook ou Instagram.
Entretanto, nessa aventura séria de dar vida aos projetos que estão no papel, poucas pessoas sabem os principais aspectos que envolvem o empreendedorismo.
E quais são esses aspectos?
1 – É impossível empreender sozinho
Por mais que o empreendedor seja criativo, dinâmico, inteligente e tenha muito dinheiro, ele jamais poderá ter sucesso trabalhando sozinho.
É indispensável contar com uma excelente equipe de trabalho, parceiros, consultores e até mesmo ter em quem se inspirar. As pessoas, com suas ideias e espírito inovador, oxigenam os negócios conquistando a realização e os lucros, é claro.
2 – É preciso despertar a criança interior
O fato de empreender cedo me ajudou a ver o mundo com todo otimismo e brilho típico dos olhos da criança.
No que isso ajuda?
Bem simples. Quando deixamos que a criança que existe em nós flua, então ficamos mais criativos e abertos às oportunidades que surgem, não temos tanto medo e ainda mantemos aquela chama de lutar por um grande ideal. E por que não por um mundo melhor?
3 – A criatividade não elimina o esforço
Uma ideia brilhante é construída mediante dedicação e esforço diários. Por mais que muitas pessoas admirem os empreendedores de sucesso, poucos sabem os maus bocados que eles passaram para chegar até ali. Por isso, empreender é nunca desistir.
4 – Qualidade em primeiro lugar
As pessoas estão cada vez mais rigorosas (e bem informadas) ao comprar um produto ou serviço.
Para manter clientes fiéis e encantados com o que a empresa oferece, é indispensável investir em 3 coisas: qualidade, qualidade e qualidade. Sim. Isso mesmo. Sempre qualidade.
5 – É necessário buscar inspiração
Seja para iniciar o negócio ou para manter o ânimo e ter novas ideias, nada melhor que buscar inspiração.
Isso pode ser feito assistindo a filmes que contam a história de grandes empreendedores, como o Walt Disney, por exemplo, e lendo livros de empresários ou pessoas que de alguma forma se destacaram na liderança e na arte de empreender.
6 – Tudo tem saída
Diante dos momentos de dificuldade, é natural que os empreendedores se vejam em um beco sem saída. Isso não é bem assim. Tudo tem jeito. Basta articular novas ideias, ouvir pessoas mais experientes, buscar alternativas, reinventar métodos etc.
7 – Cuidar bem do dinheiro
Ser empreendedor não significa ter vida de rei. Por isso, é importante não sair por aí desperdiçando os recursos do negócio.
Outra dica importante (que serviu muito para mim) é aprender a separar as despesas pessoais das da empresa.
8 – Não se assustar com a demora dos resultados
Dependendo do tipo de negócio, é comum que tanto os resultados quanto o número de clientes e faturamento demorem a aparecer. Infelizmente o mercado leva um certo tempo para confiar na marca associada aos produtos ou serviços oferecidos.
9 – Tudo agora é virtual
Foi-se o tempo em que a divulgação de uma empresa necessitava de inúmeros impressos e uma conta monstruosa na gráfica. Tudo agora é virtual. Portanto, a melhor estratégia para divulgar qualquer tipo de negócio é usufruir de todas as ferramentas das redes sociais e do marketing digital.
10 – Simplicidade sempre
Tanto as ideias para iniciar um negócio ou aquelas utilizadas para melhorá-lo dependem de um fator: simplicidade.
Inspirado em uma frase de Leonardo da Vinci, o lema do lendário Steve Jobs ao liderar a Apple era: “A simplicidade é o último grau de sofisticação”. Não é preciso dizer por que o design da Apple é imbatível.
Diga o que você achou desse post para que possamos trocar mais ideias sobre empreendedorismo e conquistarmos cada vez mais sucesso.